Perguntas Frequentes

Tens uma pergunta? Temos respostas. Se tiveres outras perguntas, contacta-nos usando o formulário de contacto.

Para ser voluntário/a no FIC.A basta apenas ter 18 ou mais anos e possuir registo criminal limpo. Será necessário que entregues o registo criminal por via online, submetendo-o neste portal, ou presencialmente, aquando da participação na primeira sessão de formação.

Nada além do esperado. Precisamos que sejam responsável, organizado/a e assíduo/a, a fim de respeitares a disponibilidade declarada no formulário. Que estejas disposto/a a trabalhar em equipa (assente num diálogo próximo, espírito crítico e confiança nos colegas), que “vistas a camisola” do FIC.A e que estejas sempre pronto/a a partilhar um sorriso com os visitantes. Nas sessões de formação iremos detalhar tudo o que irá acontecer nos dias do Festival, mas ainda assim, sabemos que vão surgir situações imprevistas onde serás posto/a à prova. É aqui que te será dada a oportunidade de ires mais longe e de cresceres com a tua participação num evento desta escala. Plasticidade e adaptabilidade são palavras de ordem.

Não. Preenche com responsabilidade a tua disponibilidade para participares no FIC.A. Ficamos a contar contigo nos dias e horários em que decidires juntares-te a nós. O FIC.A decorrerá de 10 a 16 de outubro de 2022.

Entre outras funções possíveis, as principais são acompanhar de turmas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, apoiar as movimentações das turmas no recinto e facilitar o cumprimento de horários e atividades, acompanhar oradores convidados e equipas das instituições participantes, contribuir para a estratégia de avaliação do FIC.A, gerir salas e espaços e auxiliar diretamente o público na resolução de dúvidas e colaborar com as equipas técnicas. Pode ainda vir a ser sugerido que desempenhes funções de coordenação nalguma equipa.

Muito provavelmente. Quando estivermos a alocar tarefas à equipa de voluntários, vamos ter sempre em conta as suas preferências. Se for necessário suprir outra função, falaremos contigo antecipadamente para saber se estarás confortável em desempenhá-la.

Na segunda sessão de formação serão apresentadas as funções e as escalas aos voluntários.

Sim. Nas páginas do Perfil e Disponibilidade irás encontrar um pequeno círculo preto com um lápis no canto superior direito. Basta clicares nele para poderes editar os campos disponibilizados.

Sim, de acordo com os horários em que participares no FIC.A. Se fizeres o horário da manhã e tarde, almoçarás connosco. Se fizeres o horário da tarde e da noite, jantarás connosco.

Não. Ser-te-ão dadas todas as condições possíveis para participares no FIC.A. No entanto, não haverá lugar a qualquer tipo de remuneração por parte da organização. Serão providenciados almoços e jantares mediante os horários de participação no FIC.A.

Sim. Após a tua participação irás receber um certificado de participação enquanto voluntário/a do FIC.A.